sábado, 3 de setembro de 2011

Diet, Light ou Zero?

Bom dia Meninas!!!!
Tudo bem por ai???

Minha RA ta indo muito bem, e a balança está baixando. Acho que segunda tenho um bom resultado.

Amanhã é batizado da minha afilhadinha e sobrinha Clara...estou muito feliz...pq ela é uma princesinha!!!!

Recebi um email do site Cyberdiet muito interessando sobre diet, light e zero. E queria compartilhar com vocês, vale a pena ler:

DIET, LIGHT OU ZERO?




Quem é que nunca olhou para uma prateleira no mercado e ficou na dúvida se levava o produto na versão diet, light ou zero? Com tantas opções sobram dúvidas sobre qual é o ideal.
A nutricionista do Hospital do Coração, Camila Marcucci Gracia, explica que não dá para confiar apenas nas palavras "diet, light ou zero" no rótulo, é necessário verificar a tabela de composição.

Camila explica que os alimentos diet são isentos de açúcar e/ou proteína e/ou gorduras. Eles são indicados para portadores de doenças como diabetes e podem não ser úteis para quem quer perder peso, pois podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar.
Para se ter uma idéia, 1/3 de uma barra de chocolate ao leite de 30g contém 132 calorias e 7,3g de gorduras totais enquanto que a mesma quantidade de chocolate ao leite diet possui 142 Kcal e 9,9g de gorduras totais. Neste caso, o produto diet é isento de açúcares, porém apresenta maior teor de calorias e gorduras que o original. Não é indicado para perda de peso, mas para dietas restritas em açúcar.

O termo light é dado aos alimentos que tenham menos calorias, açúcares, gorduras, sódio ou outro nutriente em relação ao produto original. São indicados para pessoas que desejam reduzir o teor de açúcares, gorduras ou sal na alimentação. Mais uma vez é necessário ter atenção ao rótulo, já que nem todo alimento light é próprio para perda de peso. A redução calórica em certos alimentos é muito pequena. "Alguns pães são considerados light pelo seu teor reduzido de gorduras e não, necessariamente, de calorias.", explica a nutricionista.

O zero é o termo mais novo entre os três. Ele indica que o alimento apresenta restrição ou isenção de algum nutriente em comparação com a versão tradicional. Se a isenção for de açúcares, o produto ainda deve apresentar valor calórico reduzido. Um caso de alimento zero são os refrigerantes, que são isentos de açúcar e possuem muito menos calorias em comparação ao produto original. "De modo geral as indicações são semelhantes ao dos alimentos light."

O refrigerante talvez seja o produto que mais encontramos com as três denominações. Camila explica que, neste caso, todas representam produtos com teor reduzido de açúcares e de calorias em relação aos produtos normais. No caso da bebida é necessário também estar atento a quantidade de sódio.

"A quantidade de sódio vai variar de acordo com o tipo de refrigerante e o tipo de adoçante utilizado, alguns com maior quantidade outros com menor. Na dúvida, olhe novamente a tabela de composição e opte por aquele que tiver menor teor por porção. Porém, se o objetivo for controlar o sódio da alimentação, o ideal é evitar os refrigerantes."
Por:
Larissa Alvarez

Fonte da matéria e imagem: http://cyberdiet.terra.com.br/diet-light-ou-zero-2-1-1-168.html

Meninas obrigada pelos comentários, fiquem com Deus e um ótimo final de semana!!!

10 comentários:

Thaty disse...

Muito esclarecedor post.

é uma confusão mesmo, essas expressões.

Bjs, lindona.

Ótimo fds p vc.

Ana Paula disse...

Muito bom e fácil de entender esse texto!
Mas que é dificil entender esses rótulos é! Tô pensando em fazer uma pesquisa e postar pra vcs! Vamos ver se arrumo tempo!
Bjks!

Unknown disse...

Obrigada pelo comentário de feliz niver lá no blog, adorei!

Bjs!

RENATA OLIVEIRA disse...

oi florzinha! Parabéns pela determinção!beijos e boa semana =)

Bruh disse...

Interessante mesmo o e-mail. bjus, flor, boa semana!

Mais Saúde na Mesa! disse...

Oi Ariane, tudo bem?
Primeira vez que passo aqui.
Estou te seguindo.
Beijos

Rosemary disse...

Oi flor
Nossa que beleza hein amiga ,ta fazendo a r.a certinha ,ainda deixo uma materia bem interessante aqui hein ,eu como pao light integral as vezes só light rs
tenha um lindo dia amiga

Bjinhossssssss

Giselle Freitas disse...

Oiii linda passando rapidinho só para deixar um beijinhooo...Bjsss e uma otima semana!

Paula disse...

Boa esta matéria heim!? Bem esclarecedora!!
.
Bjs e ótimo feriado pra vc!

Unknown disse...

oi vim te conhecer e to te seguindo..

Bjinhusssssssssssss